Fotografia e Ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de História e Educação Patrimonial

Nome: CLARA ZANDOMENICO MALVERDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
MIRIÃ LÚCIA LUIZ Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno

Resumo: Com a renovação historiográfica proposta por Bloch (2001) e seu diálogo com o ensino, busca-se nas escolas cada vez mais inovações didáticas que possam se diferenciar dos modelos tradicionais, no qual o ambiente de aprendizagem se restringe ao espaço da sala de aula, ao domínio quase que exclusivo do livro didático e a um processo educativo marcado pela centralidade do professor. Objetivando um diálogo entre a contribuição de novas fontes no processo de ensino aprendizagem e a contribuição da fotografia como ferramenta metodológica no ensino de história, buscaremos por meio dessa pesquisa compreender o uso da fotografia no processo de ensino aprendizagem, trazendo o aluno como produtor e investigador do seu próprio conhecimento histórico. Para pesquisar as possibilidades que a fotografia pode oferecer ao processo da aprendizagem histórica, utilizamos uma proposta metodológica inspirada por um projeto desenvolvido por uma equipe da Universidade Complutense de Madrid intitulado “Imaginando”, além da realização de um grupo de discussão, questionários, observações, entrevistas e aulas passeio com uma turma do 5º ano da rede municipal da cidade da Serra-ES. Realizaremos uma revisão de literatura sobre temas como: ensino de história e fotografia, como também faremos apropriações (CHARTIER, 1991) dos conceitos de patrimônio, cultura e tempo histórico. Mediante aos procedimentos metodológicos explicitados, e considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisaremos a produção fotográfica, a organização desse conhecimento e suas estruturas cognitivas por meio de atividades pedagógicas mediadas pelo uso da imagem fotográfica. Acreditamos que uma pesquisa a respeito do uso da fotografia como processo de aprendizagem na consolidação do conhecimento histórico pode contribuir significativamente numa proposta inovadora no ensino.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540