O professor de Ciências: uma análise do impacto sociocultural no Ensino Fundamental

Nome: GREYSI DIAS RÊGO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/06/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTELMO RALPH FALQUETO Examinador Externo
DIÓGINA BARATA Suplente Externo
ERICA DUARTE SILVA Examinador Externo
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA Suplente Externo

Resumo: O presente trabalho visa apresentar e discutir as dificuldades que os docentes da área de Ciências encontram ao se depararem com diferentes realidades e meios socioculturais. Para tal, são evidenciados aspectos históricos, não só das áreas social e cultural, mas também da área de ciências, contemplada como disciplina no currículo do ensino fundamental. São trabalhadas ao longo do texto, as questões que construíram a escola atual no Brasil e as leis que a regem, no intuito de revelar e localizar os sujeitos investigados. Além disso, evidencia-se a discussão curricular, onde o currículo torna-se um objeto de estudo e parte fundamental do exercício docente. O trabalho apresenta no decorrer do texto, problemáticas e discussões relacionadas às diferentes áreas do saber que permeiam a pesquisa, construindo-as historicamente e traçando suas conexões. Edifica-se então, uma base para a abordagem dos objetivos e a localização do sujeito pesquisado, sua perspectiva e a análise de seu discurso.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540