Formação de Professores Primários na Reforma da Instrução Pública proposta por Attílio Vivácqua nos idos 1928-1930: vestígios do Ensino de Arithmetica

Nome: ROSÂNGELA MIRANDA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA CESANA Examinador Externo
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Orientador
VALDINEI CEZAR CARDOSO Examinador Externo

Resumo: Apresenta o contexto educacional do Estado do Espírito Santo, sob os preceitos da
reforma educacional comandada por Attílio Vivácqua, secretário da instrução pública
(1928-1930), no governo de Aristeu Borges, cujo mandato deveria ser cumprido no
período compreendido de 1928 a 1932. O recorte temporal estabelecido
compreende os dois anos de mandato do governador e está atrelado a um período
de importantes ações no âmbito educacional com a implantação da reforma
conduzida por Vivácqua. Aponta que a reforma pretendia implantar os princípios da
escola activa em terras capixabas, representando as concepções do movimento da
Escola Nova de circulação em âmbito nacional. Considera que a constituição da
escola activa capixaba amparou os ideais republicanos de modernização,
pretendidos para o Espírito Santo no início do século XX. Nesse contexto analisa,
historicamente, o processo de formação de professores primários com foco na
propagação dos saberes elementares matemáticos, em particular a aritmética. Como
fontes de pesquisa foram considerados documentos oficiais, como legislações,
relatórios de inspetores escolares e programa de ensino vigentes na época. Utiliza a
História Cultural a partir de alguns de seus representantes, tais como, Chartier e De
Certeau para analisar a trajetória da educação Espírito-Santense. Trata de uma
pesquisa qualitativa de cunho histórico documental, cujas buscas se deram no
arquivo e biblioteca públicos do estado. Procura responder à questão: Como se
caracterizava a aritmética a ensinar e para ensinar prescrita à formação de
professores primários, no Espírito Santo de 1928 a 1930, durante a Reforma
proposta por Attílio Vivácqua? Identifica, no fim da década de 1920, o quadro do
magistério capixaba formado em sua maioria por professores de concurso,
nomeados em caráter provisório, haja vista o número de normalistas insuficiente.
Aponta algumas estratégias utilizadas, durante a reforma para viabilizar o processo
de formação docente, entre elas os exames de capacidade técnica e o Curso
Superior de Cultura Pedagógica. Verifica que os saberes para ensinar constituem a
referência das diretrizes e orientações oficiais no processo de formação docente.
Identifica a presença do método intuitivo privilegiando o uso de materiais didáticos e
concretos para o ensino de aritmética, exigindo do professor o domínio no manejo e
aplicação desses recursos. A aritmética prescrita para o curso primário tinha um
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caráter essencialmente prático e utilitário à vida cotidiana do aluno. Sinaliza a incorporação de novas disciplinas pelo programa de ensino das escolas normais com a finalidade de propagar os princípios de base científica propostos pela pedagogia moderna e defendidos pela escola activa. No entanto, o Estado, ainda, apresentava algumas dificuldades políticas e econômicas para efetivação dos objetivos almejados pela reforma. Apesar de ser um período de relevantes encaminhamentos do processo de formação de professores, de acordo com os preceitos estabelecidos.

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