Dissertações defendidas

Aluno Título Data de defesaordem decrescente
JOANA LÚCIA ALEXANDRE DE FREITAS Práticas inovadoras de Histologia na educação de jovens e adultos na EEEFM Bartouvino Costa, Linhares, ES 29/10/2015
CLARICE SEGANTINI Problemas Recreativos na obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas 24/11/2015
ANDRÉ TESSARO Modelagem Matemática como Ambiente de Aprendizagem e as Representações Emergidas de um Grupo de Alunos do Ensino Médio sobre suas Aulas de Matemática 26/11/2015
ANDRÉA SCOPEL PIOL Cartografias do ensino de filosofia no ensino médio: experiências em escolas públicas estaduais de Aracruz, ES 16/12/2015
ANA CLÁUDIA PEZZIN A Educação Pública Primária Espírito Santense: vestígios da Matemática na formação de professores no período de 1908 a 1960 19/12/2015
JONAS JOSÉ CHEQUETTO Uma experiência didática para aprendizagem de frações: Matemática para residentes de uma casa de passagem 29/02/2016
ELIZETE COSTA DOS SANTOS OLIVEIRA Saberes e Práticas no Processo de Inclusão Escolar no município de Teixeira de Freitas - Bahia 08/03/2016
ELISANDRA BRIZOLLA DE OLIVEIRA A interdisciplinaridade na perspectiva de integrar as disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática 16/03/2016
ÁDILA MOTTA LEITE SEFERIN Cosmologia e atividades investigativas no Ensino Médio: um estudo sobre efeitos dessa abordagem sobre a aprendizagem dos estudantes 17/03/2016
JOSÉ APARECIDO DA SILVA FERNANDES Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da Resolução de Problemas: experiência com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental 17/03/2016
GEYSA MOTA DOS SANTOS A Educação Ambiental no entorno do Parque Estadual de Itaúnas: desafios no enfrentamento das questões socioambientais 17/03/2016
LEONICE BARBOSA Programa de Formação Continuada dos Professores e Pedagogos do Ensino Médio (PNEM) em São Domingos do Norte/ES: Foco na Cultura Docente 17/03/2016
GRACIELLE ALVES SANTIAGO Diversidade e inclusão no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: concepções de professores de um município do extremo norte do Espírito Santo 21/03/2016
DEBORA LÁZARA ROSA A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo 21/03/2016
CRISTIANO OTTONI TEATINI SALLES Trabalho de Campo como Estratégia de Ensino da Geografia: Identificando a Aprendizagem Significativa 21/03/2016
MAGLIS VIEIRA DOS SANTOS Agenda 21 Escolar: Recurso Pedagógico para Promoção de uma Educação Ambiental Transformadora, Emancipatória e Crítica 21/03/2016
ALESSANDRA MEIRELES DO AMARAL MORAIS Oficinas temáticas, jogo ‘roletrando’ e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de Química 22/03/2016
MÁRCIA PEREIRA WILDEMBERG Rotina e Instrumentos Pedagógicos na Educação Infantil: “Para além da sala de aula” 22/03/2016
BRUNA GABRIELA NICO PEREIRA Caos (ando) a inclusão: um outro olhar sobre as práticas pedagógicas dos professores de Química 22/03/2016
GEYSA FRINHANI O uso da Astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de Cinemática no ensino médio 22/03/2016
IVONICLEIA GONÇALVES BORÔTO Tempos e Contratempos da Sexualidade Infantil: Concepções de professores da Educação Infantil 22/03/2016
VALDIRENE BERNADINO PIRES A formação de professores das séries iniciais na UFES/São Mateus e suas concepções sobre o ensino de ciências 22/03/2016
THIAGO RAFALSKI MADURO Efeito de uma intervenção didática sobre células fotoeletroquímicas no conhecimento de estudantes de licenciatura: uma possibilidade para o ensino de Ciências no ensino básico 23/03/2016
SILVIA PELIÇÃO BATISTA Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de química na educação básica 23/03/2016
JANE VICTAL DO NASCIMENTO Citologia no ensino fundamental: dificuldades e possibilidades na produção de saberes docentes 23/03/2016
ERNESTO CHARPINEL BORGES Clio e titãs: as representações sobre o ensino de História no contexto da educação profissional do IFES 23/03/2016
JUCILENE BATISTA DA ROCHA O direito à educação no município da Serra/ES: análise do Programa Pró-Escola 23/03/2016
OZANA LUZIA GALVÃO BALDOTTO Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus (ES) e Jaguaré (ES) 23/03/2016
GEOVANI DA SILVA BAYERL O Ensino de Ciências Físicas por Investigação: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental 24/03/2016
SUÉZIO DE OLIVEIRA O ensino de Filosofia na Pedagogia da Alternância: desafios e perspectivas numa escola do noroeste do Espírito Santo 24/03/2016

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540