Percepções de alunos sobre práticas de ensino de Filosofia numa escola de Ensino Médio do Noroeste do Espírito Santo

Nome: MANOEL JUNIOR SALES ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR MIRANDA DE PAIVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO VIDAL NUNES Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Orientador
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação objetivou investigar as percepções de alunos sobre práticas de
ensino de filosofia numa escola do noroeste do Espírito Santo, bem como pesquisar
o que os alunos pensam sobre o ensino de filosofia, a importância que dão à
disciplina e a relação com suas vidas. Como referencial teórico, buscamos apoio no
filósofo argentino Alejandro Cerletti e sua concepção do ensino de filosofia como
construção subjetiva; em Jaques Rancière, que nos alerta com relação ao mestre
embrutecedor, desafiando-nos a ser um mestre emancipador e, finalmente, em Silvio
Gallo, que nos sugere uma metodologia para o ensino de filosofia, bem como
oferece um aporte conceitual para a compreensão da mesma. Nosso método é a
pesquisa de campo de natureza exploratória qualitativa, cujo desenvolvimento de
investigação fez uso de entrevistas semi-estruturadas, bem como de grupos de
discussão com alunos do ensino médio. Partindo do que o aluno sabe e pensa,
percebemos o quanto é preciso avançar no ensino de filosofia. Entendemos que a
filosofia pode ajudar os alunos a se emanciparem intelectualmente, ao contribuir
para que façam uma reflexão rigorosa sobre si mesmos, tendo consciência de suas
potencialidades e limites, assumindo-se como sujeitos em processo. Como
resultados, consideramos que esse tempo de estudos, encontros e desencontros,
nos possibilitou uma transformação nas práticas de ensino, entre elas, a consciência
da importância da interação dialogal entre docentes e discentes e, sobretudo, nos
fez ver que as práticas utilizadas pelo professor de filosofia no processo de ensino
podem constituir uma construção que denominamos intersubjetiva, em que alunos e
professores, numa relação baseada no diálogo, relacionam seu aprendizado com e
para a vida, através de práticas dinâmicas e fazendo uso de recursos educacionais
variados.
Palavras-chaves: Ensino de Filosofia. Percepções. Alunos. Diálogo.

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