CARTEIRAS DUPLAS, RELÓGIOS, MAPAS E GRAVES
ACONTECIMENTOS: INDÍCIOS DA REFORMA GOMES
CARDIM (1908) NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Nome: ADEMILSON DIAS FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Interno
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador
DAMIÁN SÁNCHEZ SÁNCHEZ Examinador Externo

Resumo: O objetivo que norteia este trabalho é o de analisar a Reforma Gomes Cardim
(1908), tendo em vista as relações de forças que contribuíram para com o processo
de implementação da Instrução Primária no Estado do Espírito Santo (1908).
Especificamente busco apontar as possíveis marcas e marcos dos atores locais e a
relação de força na constituição do ensino capixaba; compreender a relação
existente entre as ideias pedagógicas que circulavam na Primeira República e as do
Gomes Cardim no processo de reformulação da Instrução Primária Capixaba e,
analisar a constituição do Grupo Escolar Gomes Cardim enquanto presentificação da
modernização do ensino capixaba. Tendo como aporte teórico as obras de Bloch
(2001), Ginzburg (1991, 2002, 2006, 2016), os conceitos poder simbólico e capital
político de Bourdieu (2010), juntamente com o de dominação carismática, de Weber
(1997, 2004, 2013) e o conceito de representação, de Chartier (1991, 1994, 2002),
foi possível compreender as representações imbricadas no processo de
implementação da Reforma Gomes Cardim (1908), a partir da análise de alguns
testemunhos possíveis, tais como os relatórios e mensagens deixadas por Jeronymo
Monteiro durante sua gestão (1908-1912), relatórios dos inspetores do ensino
publico e jornais que circulavam durante o período do seu governo. E por fim, pôdese
identificar na materialidade presente no grupo escolar os simbolismos que
refletem às ideias pedagógicas do reformador Gomes Cardim: organização,
disciplina, civismo. Entretanto sua inauguração não foi um evento exclusivo e,
somando-se aos relatos dos inspetores gerais do ensino é possível afirmar que o
Grupo Escolar Gomes Cardim, símbolo da modernização do ensino, depõe
desfavoravelmente a toda propaganda que se fazia em torno da reforma do ensino
capixaba, mas que, de forma alguma, anula os efeitos da remodelação dos métodos
e processos de ensino, inclusive em relação à organização de grupos escolares
onde são reunidas várias escolas em um mesmo prédio, cujos efeitos reverberam
até a atualidade.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Capixaba. Reforma Gomes Cardim (1908).
Grupo Escolar Gomes Cardim.

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