SABER TRADICIONAL: O CULTIVO DA MANDIOCA NA ABORDAGEM CTS/CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: JOSIANE RIBEIRO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno
MARCOS VOGEL Examinador Externo
SANDRA MARA SANTANA ROCHA Orientador

Resumo: A prática do ensino de Ciências para as crianças ainda é desvinculado do contexto da vida dos estudantes, por conseguinte, essa continuidade do processo de ensino e aprendizado que desconsidera os saberes tradicionais das comunidades e do próprio estudante dificulta a construção do conhecimento de que a Ciência faz parte da vida e do aprendizado. Partindo desse pressuposto, a pesquisa motiva-se a partir do desenvolvimento do aprendizado crítico sobre os saberes populares relacionados aos saberes científicos no cultivo da mandioca, tendo como objetivo refletir e registrar sobre a degradação do solo, identificar os saberes construídos historicamente correlacionados ao saber científico e comparar as técnicas de manejo do solo com as atuais. Devido à pandemia do coronavírus COVID-19, as atividades foram aplicadas via Educação Remota por meio de grupo de aplicativo digital de mensagens. A pesquisa e aplicação das atividades deu ênfase nas disciplinas de Ciência e Agricultura, planejada considerando o método dos Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento, Aplicação do Conhecimento), e teve como busca a coerência entre a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA) com a prática educativa freiriana. O estudo foi direcionado pela investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo usadas várias metodologias como: roda de conversa via aplicativo digital de mensagens, organização de questionário coletivo, registro fotográfico e audiovisual, atividades práticas, dentre outras. Tais práticas possibilitaram compreender o ensino aprendizado com e a partir da realidade dos estudantes, dialogando com o conhecimento científico na perspectiva humanística e valorização e investigação do saber popular.

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