ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE TAREFAS DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: DHANGELI ZULIANI MANTEGAZINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/05/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEX JORDANE DE OLIVEIRA Suplente Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Resumo: O projeto tem como principal objetivo investigar as possibilidades de ensinar matemática por meio das Tarefas de Computação Desplugada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Busca–se também avaliar se o uso das tarefas favoreceu o desenvolvimento do Pensamento Computacional das crianças. Estudos anteriores demonstraram que tarefas que usam a computação (plugada ou desplugada) favorecem o ensino e a aprendizagem, sobretudo se forem inseridas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, para aprofundarmos o conhecimento, discutimos a aplicação dessas tarefas sob a perspectiva de Papert e Wing. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, com base na Análise de Conteúdo da Laurence Bardin (2011). Os resultados indicam que as Tarefas de Computação Desplugada podem ser uma opção para inserir no processo educacional, especificamente no ensino da disciplina de Matemática. Para isso, seria necessário a disponibilidade de materiais e um suporte pedagógico. As tarefas trariam um bom resultado se fossem inseridas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois o ensino sem máquinas seria mais interessante e os alunos sempre estariam empolgados para tarefas diferenciadas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540