Saberes e Práticas no Processo de Inclusão Escolar no município de Teixeira de Freitas - Bahia

Nome: ELIZETE COSTA DOS SANTOS OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/03/2016

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGDA FELIPE SILVA GONÇALVES Orientador
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Suplente Interno
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Suplente Interno

Resumo: O enfoque desta pesquisa está voltado para a prática pedagógica desenvolvida pelos professores nas salas de aula de ensino comum, práticas que impulsionam a inclusão. Ganha destaque o saber-fazer docente e o reconhecimento do professor como principal mediador da aprendizagem. Objetiva analisar como acontece o processo de escolarização e identificar os desafios e as possibilidades para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas comuns. O estudo tem fundamentação na matriz teórica da perspectiva histórico cultural de Vigotski, defensor de que a aprendizagem ocorre por meio das interações sociais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, tendo como instrumento de coleta de dados o grupo focal e relatos de experiências, cuja análise de conteúdo foi subdividida em três grupos: 1º Grupo de dados – Encontros de formação com os profissionais do sistema de ensino e com os pais de alunos com deficiência; 2º Grupo de dados - Relatos das práticas das professoras com os alunos que apresentam deficiência; 3º Grupo de dados – Depoimentos e percepções das professoras dentro dos encontros do grupo focal. O quadro de sujeitos participantes da pesquisa se constitui de 09 (nove) professoras que lecionam para alunos com deficiência em 06 escolas da rede pública municipal de Teixeira de Freitas - Bahia. Os dados da pesquisa indicam as barreiras que impedem a inclusão, entre as quais destaca-se a ausência de cursos de formação para professores em educação inclusiva. Como desdobramento da pesquisa foram elaborados 20 encontros de formação para os professores do município. Os resultados mostram que o processo de inclusão foi impulsionado por meio da prática e mediação desenvolvida pelas professoras no contexto escolar. Indica que as docentes encontraram novas outras possibilidades para trabalhar as especificidades de seus alunos com deficiência, considerando suas potencialidades. Aponta a fundamentação teórica como indispensável para tornar práticas docentes mais reflexivas e consistentes. Os resultados indicam ainda que a inclusão dos alunos com deficiência deve ter a participação de todos os envolvidos no sistema de ensino do município pesquisado.

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