Tendências em Educação Matemática

Código: PGEB1019
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Aspectos Histórico-Filosóficos da Educação Matemática. Psicologia da Educação Matemática. Principais Tendências de Pesquisa em Educação Matemática e sua aplicação na Educação Básica: Etnomatemática; Resolução de Problemas; Modelagem Matemática; Jogos Matemáticos; Informática e Educação Matemática; História na/da Educação Matemática.
Bibliografia: BARBOSA, Ruy Madsen; FERRAREZI, Luciana Aparecida; MENINO, Fernanda dos Santos. Revisitando conexões com jogos: pensamos, aprendemos e divertimo-nos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. Ed. Contexto, 2002.
BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
BICUDO, Maria Aparecida Vigianni. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
BICUDO, Maria A. Viggiani (Org.). Filosofia da Educação Matemática: concepções e Movimento. Brasília: Plano Editora, 2003.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de C. (ORGS). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BROLEZZI, Antonio Carlos. Criatividade e resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BORBA. Marcelo Carvalho; PENTEADO, Mirian G. Informática e Educação Matemática . 3. ed. 2 reimp. . Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
D.AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GARNICA. Antonio Vicente Marafioti, (org.). Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
KRULIK, Stephen; REYS, Robert. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1998.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Chiste. Aprender com jogos e situações-problema. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MACHADO, Silvia Dias Alcântara et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti;
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Angela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à História da Educação Matemática. Editora Atual, São Paulo, 121p. 1998.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.
PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SILVA, Circe Mary Silva da; SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Matemática: Resolução de Problemas. Brasília: Líber Livro, 2011.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001
TORRES, Juan Diego Sánchez. Jogos de Matemática e de Raciocínio Lógico. 2. ed. Tradução de Guilherme Summa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540