A CONSTITUIÇÃO DA RUBRICA ÁLGEBRA EM TERRITÓRIO CAPIXABA
(1843 – 1935)

Nome: HAIRLEY FIGUEIRA MESQUITA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KARULLINY SILVEROL SIQUEIRA Examinador Externo
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Examinador Interno
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Orientador

Resumo: Procura responder à seguinte questão investigativa: Como se processou a
constituição da rubrica Álgebra em território capixaba, no período de 1843 a 1935? A
partir dessa interrogação, tem, por objetivo geral, investigar o processo de constituição
da rubrica Álgebra na instrução pública capixaba no período entre 1843 a 1935. Esse
recorte temporal está atrelado à criação, por meio da Lei nº 4, de 24 de julho de 1843,
da primeira escola secundária, além de ser um período marcado por três grandes
reformas: Moniz Freire (1892), Gomes Cardim (1908) e Atílio Vivaqcua (1928). Para
mais, [1] compreende, por meio de relatórios governamentais e documentos oficiais,
a trajetória da rubrica Álgebra em terras capixabas; [2] Investiga a Matemática
presente nas normativas do ensino primário e secundário; [3] Analisa provas escolares
de Matemática realizadas pelos alunos que frequentava a Escola Normal do Estado,
a fim de identificar os saberes algébricos a ensinar ensinados na formação do
professorado capixaba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico
documental, fundamentada em alguns pressupostos da História Cultural, tais como
representação, prática e apropriação, propostos por Roger Chartier (2002); Dominique
Julia (2001), que considera a cultura escolar como objeto histórico; estratégias e
táticas descritas, por Michel De Certeau (2009); André Chervel (1990), que reflete
sobre a constituição das disciplinas escolares; além dos saberes a e para ensinar
propostos por Hofstetter e Schneuwly (2017). Utiliza, como fontes de pesquisa,
Regulamentos da Instrução Pública; Programas de Ensino; Relatórios
Governamentais; Provas Escolares de uma Escola Normal capixaba da década 1930;
Jornais; Livros Didáticos, em particular, Elementos de Álgebra de Borges e Gomes
Cardim. A partir das análises documentais verifica-se que a rubrica Álgebra constituiuse
num incessante movimento de mudanças e permanências. Em tempos de império,
fora indicada apenas para o ensino secundário e se materializou atravessada por
diferentes rubricas. No ensino primário, tanto no período oitocentos quanto no
republicanismo capixaba, não se constituiu como uma matéria de grande importância.
Na formação do professorado capixaba, consolidou-se no período republicano.
Constatou-se, ainda, que o estado do Espírito Santo, na década de 1930, embora
vivenciasse o Movimento da Escola Nova, ainda estava vinculado aos princípios da
Pedagogia Tradicional.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540