PROGRAMAÇÃO APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE
FUNÇÃO AFIM: INVESTIGAÇÃO BASEADA NA TEORIA DOS
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Nome: MÔNICA ROMANA DE OLIVEIRA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador
MÉRICLES THADEU MORETTI Examinador Externo
VALDINEI CEZAR CARDOSO Examinador Interno

Resumo: Pesquisa qualitativa com fins exploratórios, cujos participantes são onze estudantes da primeira série do Ensino Médio, tendo como campo de estudo uma escola da rede pública estadual do Município de Teixeira de Freitas, Bahia. Discorre a respeito de uma experiência didática em que os estudantes resolvem problemas relacionados ao conceito de função afim utilizando a linguagem de programação Scratch. Investiga a questão: Quais as possíveis contribuições proporcionadas pelo emprego da programação ao ensino-aprendizagem de função afim? Amparada no Construcionismo, na Espiral de Aprendizagem Descrição-Execução-ReflexãoDepuração e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, tem como objetivo geral investigar as possíveis contribuições proporcionadas pelo emprego da programação no ensino-aprendizagem de função afim. Adota a representação algorítmica como um registro de representação semiótica quando se referem a objetos matemáticos. Os resultados demonstraram que a conversão entre as representações na língua natural, algébrica e algorítmica contribuiu para compreensão de aspectos relacionados ao conceito de função, tais como, a relação de dependência entre as grandezas, substituição adequada de variáveis por letras ou comandos próprios da programação e fazer generalizações.

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